Compromisso

Eu SERGIO RICARDO VERDE POTIGUARA me comprometo com a proposta cidadã:

Saneamento da baía de Guanabara

Para incluí-la no meu programa e cumpri-la antes de 2 anos.

Eu entendo que essa proposta cidadã surge em resposta ao seguinte problema:

A degradação socioambiental da Baía de Guanabara e de sua bacia hidrográfica, impactando negativamente na qualidade de vida, de aproximadamente 10 milhões de pessoas que residem no seu entorno.

Além disso, entendo que o problema será resolvido quando:

Concluir as obras de saneamento iniciadas pelo PSAM, principalmente o Sistema Alcântara em São Gonçalo, e colocar em plena carga as estações de tratamento de esgosto construídas, que estão operando muito abaixo de sua capacidade.

Os termos com os quais me comprometo são : Como membro-fundador do movimento Baía Viva, temos mais de 20 anos de atuação na defesa das baías de Guanabara e de Sepetiba, proteção dos seus ecossistemas e os direitos de seus povos.
Na Alerj, lutaremos por mais verbas para a despoluição das lagoas e revitalização integrada das baías de Guanabara, Sepetiba e da Ilha Grande e contra a mercantilização da Água e a privatização da CEDAE que ameaça impedir o acesso à água tratada por parte de 2 milhões de pessoas de baixa renda.
Com a decretação da "falência financeira" do ERJ, em 2016, houve a paralisação da maioria das obras de saneamento, o que tem agravado as condições da saúde ambiental das baías, rios e lagoas. Na prática, o entorno da Baía de Guanabara virou um "cemitério de obras inacabadas", haja vista que tanto o PDBG, quanto o PSAM estão paralisados.
Também defenderemos no parlamento estadual, a elaboração de um Plano de Saneamento Ambiental para as baías de Sepetiba e da Ilha Grande.
Para alavancar recursos para o setor saneamento, apresentaremos um PL para criação de um consórcio público de saneamento (parceria pública-pública) a ser formado pela CEDAE e municípios, e com a captação de recursos junto ao governo federal e organismos internacionais.

SERGIO RICARDO VERDE POTIGUARA

Deputado Estadual por Rio de Janeiro.

Comunique!

Diga aos seus amigos sobre este compromisso!