Compromisso

Eu SERGIO RICARDO VERDE POTIGUARA me comprometo com a proposta cidadã:

CONFERIR AOS TRENS METROPOLITANOS A QUALIDADE DE SERVIÇO DO METRÔ

Para incluí-la no meu programa e cumpri-la antes de 3 anos.

Eu entendo que essa proposta cidadã surge em resposta ao seguinte problema:

Falta de conforto, segurança, acessibilidade, respeito aos horários e informação na malha de trens metropolitanos e suas estações.

Além disso, entendo que o problema será resolvido quando:

- Modernizar a malha de trens metropolitanos e suas estações, nivelando-a aos padrões de conforto, segurança, acessibilidade, informação, frequência, respeito aos horários do metrô.
- Aplicar a lei do Painel Eletrônico, aprovada na ALERJ (5274/2008).
- Duplicar a via no trecho Gramacho-Saracuruna e implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nos ramais de Vila Inhomirim e Guapimirim.
- Requalificar o Ramal Belford Roxo, diminuir intervalos e ampliar os horários, adotar medidas de segurança para os passageiros como: reduzir o vão entre o trem e a plataforma, instalar sensores nas portas e câmeras nas estações, ampliar a presença de funcionários e o serviço de ouvidoria.

Os termos com os quais me comprometo são : Como membro do Fórum de Mobilidade Urbana-RJ, sediado no Clube de Engenharia, temos participado e apoiado as lutas dos movimentos pela revitalização dos trens metropolitanos.
A recente greve dos caminhoneiros reforçou a necessidade da adoção de políticas públicas voltadas à intermodalidade e diversificação dos ramais de transportes de cargas e passageiros.
No mês passado, através do Baía Viva coordenei um seminário técnico em que foram abordados o potencial dos diferentes modais, com apresentações de projetos e tecnologias sustentáveis, tais como: o Aeromóvel implantado em Porto Alegre (RS); de ampliação do transporte aquaviário com a implantação de estação de barcas projetada para Magé integrando as barcas com o Trem do Imperador de Petrópolis; a construção de aeroportos regionais em cidades polos do ERJ; e a experiência de aluguel de bicicletas no município do Rio.
Na Alerj, por sugestão do movimento de preservação da memória ferroviária estarei propondo a criação da Frente Parlamentar em defesa das ferrovias.
Como assesor da bancada estadual do PSOL na Alerj, apresentamos emendas ao Projeto de Lei Nº 1252/2012 que cria o PROGRAMA ESTADUAL DE RECUPERAÇÃO DA MALHA FERROVIÁRIA COM OBJETIVOS TURISTICOS, onde com auxílio de entidades do setor incluímos no escopo inicial do PL novos trajetos que poderão contribuir para o desenvolvimento econômicos de diversas regiões e municípios fluminenses.
Defendo ainda a conversão do BRT Transcarioca, que liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão e a Transbrasil para o modal metro-ferroviário.

SERGIO RICARDO VERDE POTIGUARA

Deputado Estadual por Rio de Janeiro.

Comunique!

Diga aos seus amigos sobre este compromisso!