Compromisso

Eu ANDRE ESTEVES me comprometo com a proposta cidadã:

Saneamento da baía de Guanabara

Para incluí-la no meu programa e cumpri-la antes de 2 anos.

Eu entendo que essa proposta cidadã surge em resposta ao seguinte problema:

A degradação socioambiental da Baía de Guanabara e de sua bacia hidrográfica, impactando negativamente na qualidade de vida, de aproximadamente 10 milhões de pessoas que residem no seu entorno.

Além disso, entendo que o problema será resolvido quando:

Concluir as obras de saneamento iniciadas pelo PSAM, principalmente o Sistema Alcântara em São Gonçalo, e colocar em plena carga as estações de tratamento de esgosto construídas, que estão operando muito abaixo de sua capacidade.

Os termos com os quais me comprometo são : Sob as águas escuras da Baía de Guanabara, escondem-se mais de duas décadas de discursos, investimentos superiores a R$ 3 bilhões e a incapacidade do poder público de levar a cabo ações efetivas.
Ora, a poluição da Baía é retrato do baixo índice de saneamento no Estado do Rio. Menos da metade do esgoto é tratado. Na Guanabara são despejados 18 mil litros de esgoto por segundo, conforme técnicos, e apenas um quarto disso recebe tratamento.
Inevitavelmente, a solução passa pela construção de redes de coleta de esgoto e pela construção de estações de tratamento. A esta medida podem se juntar outras, complementares. Mas, sem ela, nada funcionará.
Então, por que ainda temos de ver a nossa amada Baía sendo maculada por dejetos e detritos de toda ordem? Bem, de maneira geral, os políticos preferem se dedicar a obras mais vistosas do que a construção de redes de coleta e estações de tratamento de esgoto. Além do mais, é preciso garantir fiscalização – outra atividade subvalorizada no mundo da política. Finalmente, há a limitação orçamentária: embora tenha recebido um volume incrível de recursos na última década, o Estado do Rio.
Por isso, digo que para limpar a Baía de Guanabara, é preciso limpar a política. Exercer o mandato com foco na melhora da qualidade de vida da população. Não de holofotes.

ANDRE ESTEVES

Deputado Estadual por Rio de Janeiro.

Comunique!

Diga aos seus amigos sobre este compromisso!