LUCIANA BOITEUX - 5008

Com Você Somos Mudança

LUCIANA BOITEUX

5008

Partido

PSOL

Coligação

PSOL

Ocupação atual

Professora Universitária, Pesquisadora e Advogada

Raça

Branca

Candidatura

  • Deputado Federal

Território

Brasileiro

Biografia

Luciana Boiteux tem 45 anos, é carioca, advogada e professora de Direito Penal e Criminologia da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Em 2016 foi candidata a co-prefeita junto com Marcelo Freixo e, agora em 2018, está disputando pela primeira vez uma candidatura a proporcional, como deputada federal. Foi Diretora da Associação dos Docentes da UFRJ, Vice-Presidente do Conselho Penitenciário do Rio de Janeiro e integra o Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas. Militante na defesa dos Direitos Humanos, pesquisadora e feminista, Luciana é uma das autoras da ADPF 442 que reivindica a descriminalização do aborto no STF.

Por qual motivo decidiu ser candidata?

“Já está mais que na hora das mulheres serem protagonistas da história e o nosso papel, é reafirmar nosso lugar nos rumos políticos do país. Só as mulheres sabem e entendem as nossas necessidades, as nossas lutas é por isso que precisamos de representações feministas no Congresso. Os principais movimentos progressistas de massa têm sido protagonizados pelas mulheres, como no caso da campanha #EleNão, que tomou as redes sociais e está tomando as ruas. Mais do que nunca isso precisa ser espelhado na composição do Congresso Nacional em defesa dos direitos humanos e da democracia.”

Cinco principais bandeiras: 1- Revogação das medidas de Temer: Emenda Constitucional 95 que congelou investimento público em saúde e educação; Reforma Trabalhista e do PL do Veneno, que liberou o uso indiscriminado de agrotóxicos prejudicando a saúde da população em benefício da bancada ruralista. 2- Defesa dos direitos das mulheres: vou lutar em favor da vida das mulheres e contra qq tipo de violência contra nós e de retrocessos. Além da legalização do aborto, que é pela vida das mulheres; 3- Defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, da educação básica ao ensino superior, com garantia de recursos públicos para pesquisas e programas de extensão e investimento em ciência e tecnologia. 4- Defesa de uma nova política de segurança pública pautada nos direitos humanos, que passa pela legalização das drogas: a declarada "Guerra às Drogas" é o principal pretexto para o encarceramento em massa, para o extermínio de jovens negros nas favelas e para a militarização da política de segurança. 5- Democratização da Justiça: fim de todos os privilégios, inclusive auxílio moradia; defesa da presunção de inocência e garantias individuais; democratização dos concursos públicos de acesso a carreiras jurídicas e defesa das prerrogativas da advocacia.

Propostas comprometidas

17 compromissos cidadãos

Contatos

Agenda

Esse candidato não tem atividades registradas.

Compromissos Cidadãos

Aqui você pode encontrar um total de 17 propostas que LUCIANA BOITEUX se comprometeu a cumprir dentro do plano do governo.

Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso