BETO CHAVES - 40300

Nossa Vez, Nossa Voz

BETO CHAVES

40300

Partido

PSB

Coligação

PSB

Ocupação atual

Policial Civil

Raça

Branca

Orientação sexual

Heterosexual

Candidatura

  • Deputado Estadual

Território

Estado do Rio de Janeiro

Biografia

Um garoto da classe média, nascido em Olaria, subúrbio do Rio de Janeiro, numa região que seria palco, anos depois de cenas emblemáticas no combate ao crime na cidade. Vizinho do Complexo do Alemão, o garoto Beto cresceu Ao ingressar na Polícia Civil do Estado do Rio, o Inspetor Roberto Chaves de Almeida, filho de Dona Alda e Seu Raimundo, se depara com a realidade do combate ao tráfico de drogas que domina as favelas da cidade.

Já em sua primeira operação policial, três meninos mortos, trabalhando para o tráfico de drogas. Para alguns policiais, a missão estava cumprida: menos três bandidos. Para Beto, a inquietude. O que ele poderia fazer para evitar aquela situação? Como evitar que armas de guerra chegassem nas mãos de jovens, em sua maioria negros, com baixíssima escolaridade, convivendo com a miséria, com pouquíssima esperança em um futuro?

Essa foi a semente do que um dia iria se tornar o Programa Papo de Responsa, que visa a conexão entre a Segurança Pública e o mundo da Educação e que hoje integra o organograma da Polícia Civil do Rio de Janeiro, tendo sua metodologia replicada no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul.

Até julho de 2018, Beto Chaves era o Coordenador de Projetos Sociais e Institucionais da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, subordinado à ASSERIN (Assessoria Especial para Relações Institucionais). Antes, no período entre 2012 e 2016, trabalhava como Coordenador do Papo de Responsa, ligado à DCOD (Delegacia de COmbate às Drogas). No período anterior, entre 2007 e 2016, Beto trabalhava como Inspetor de Polícia lotado na DRFA (Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis), período no qual participou das principais operações da corporação no combate à criminalidade no Rio. Entre 2003 e 2004 foi lotado na DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) e no período anterior, quando ingressou na Polícia Civil, ficou lotado na CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais).

Beto Chaves é Pós-Graduado em Cidadania e Segurança Pública pela FLACSO (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais). Pós-Graduado em Processo Penal e Direito Penal pela ESA (Escola Superior de Advocacia). Graduado em Direito pela UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta), é especializado em Operações de Paz e Policiamento Internacional pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Realizou Curso de Progressão em Área de Risco (CPAR - PCERJ).

Em 2017 recebeu a Medalha de Honra da Polícia Civil do RJ. Em 2016 a Medalha Policial do Ano, pela Imprensa do Policial e o Prêmio de Direitos Humanos concedido pelo Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela, além de ter sido escolhido como Destaque do Prêmio "Ser Humano" da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH - RJ). Em 2015 recebe a Medalha de Fidelidade da Polícia Civil do RJ e no ano anterior, Beto foi agraciado com a Medalha de Devotamento da Polícia Civil do RJ.

No ano de 2011, Beto foi eleito Fellow Ashoka (Empreendedor Social), entidade de líderes de mudança que acreditam que o mundo precisa de agentes de transformação social positiva. A Ashoka busca transformar instituições e culturas ao redor do mundo, para que todos e todas tenham a oportunidade de serem agentes de transformação social positiva através do Empreendedorismo Social, da Empatia, da Liderança Juvenil e da formação de Equipes de Equipes.

Além de apresentador da primeira temporada do Programa Papo de Polícia exibido no canal a cabo MultiShow em 2011, Beto dirigiu o Documentário Logo Ali - África do Sul em 2013, endossando sua conexão com o mundo da cultura como forma de transformação social. Além de Peregrino do Caminho de Santiago de Compostela, Beto é Sócio-fundador da Malaika Experience, empresa de treinamento e desenvolvimento humano.

https://www.betochaves40300.com.br

Propostas comprometidas

19 compromissos cidadãos

Contatos

Agenda

Esse candidato não tem atividades registradas.

Confira as ideias aquí

Compromissos Cidadãos

Aqui você pode encontrar um total de 19 propostas que BETO CHAVES se comprometeu a cumprir dentro do plano do governo.

Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso
Ver Compromisso